O que é que este frango tem a ver com o blogue? Nada, mas ninguém prometeu que isto ia ser coerente

O que é que este frango tem a ver com o blogue? Nada, mas ninguém prometeu que isto ia ser coerente

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Só para ir dormir mais descansado

Há uns dias atrás vi o filme "Donnie Darko". Bom filme, mas não é sobre esse aspecto que vou falar (leia-se escrever). Há uma cena, em que Donnie e a sua amiga Gretchen apresentam um trabalho numa aula, creio que de física. O tema do trabalho estava relacionado com a memória dos bebés. Donnie e Gretchen propõem a utilização de uns óculos especiais nos bebés, durante o sono, óculos esses que transmitiriam imagens de acontecimentos bons e felizes. Segundo a sua teoria, nós não conseguimos recordar acontecimentos de infância, enquanto bebés, e este processo ajudaria a estimular a memória, o que levaria a um melhor desenvolvimento.

Toda esta trama fez-me lembrar as minhas memórias de infância, acontecimentos pontuais e se calhar sem nenhuma importância relevante (não, não tenho nenhum trauma), mas que ainda hoje os consigo visualizar com bastante clareza. Um dos mais flagrantes é o do célebre macaco, que vivia numa cúpula de plástico transparente, que se abanava efusivamente enquanto dizia "Quiero ser como tu" ou "Da me dinero, quiero ser tu amigo". O engraçado é que tenho falado e tenho ouvido falar deste macaco muito recentemente, e quase que me vêm as lágrimas aos olhos, porque tenho mesmo saudades deste bicho (eu devia ter uns 2 anos ou menos, e lembro-me muito bem... acho que ainda era bastante infantil).
Este é sem dúvida um ícone de infância da minha geração, assim como, particularmente na televisão, a Rua Sésamo o foi, e assim como no início da minha adolescência o Curto Circuito no CNL o foi. (tão bom tem sido recordar esses momentos esta semana). E vendo este cenário, fico a pensar na malta mais nova que eu... mas que ícones de infância é que esta malta tem? Porque a sério, se malta mais nova que eu, nem que seja 1 ou 2 anos (eu tenho uns redondos 21 anos), não se lembra da Rua Sésamo, que programa marcante tem em memória? O Batatoon? Bem não era mau (até deixarem de dar o Samurai X), mas não tem a mesma relevância social e cultural que Poupas e companhia. E preocupa-me mais quem hoje em dia vive a sua infância, marcada de Playstations 3 e Magalhães. Não sei se actualmente existem programas que possam ter o mesmo efeito dos da minha altura. Os tempos são outros, as rotinas são outras, mas passaram quê, 15 anos? (como é possível). Será tempo suficiente para tamanha mudança? Tenho pena dos putos de hoje em dia, que se calhar já não acordam as 6h da manhã, como muitos, à espera que abrisse a emissão da SIC, cantava-se o genérico e depois via-se o Portugal Radical e o Buéréré. Hoje passam séries dobradas em português ou então o telejornal, aos fins de semana... ridículo. Excepção feita à RTP2 (salva sempre a companhia), que ainda passa desenhos animados à tarde, como antigamente.

Eu sei, sou bastante nostálgico, e relembro o passado sempre com grande alegria. Acho que sou novo demais para este tipo de pensamentos, mas o que se há de fazer? Foram bons tempos sim senhor, e acredito que as memórias de infância nunca mais se apagarão.

Sem comentários:

Enviar um comentário