O que é que este frango tem a ver com o blogue? Nada, mas ninguém prometeu que isto ia ser coerente

O que é que este frango tem a ver com o blogue? Nada, mas ninguém prometeu que isto ia ser coerente

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Apoiar sim, mas de forma ridícula


Como apaixonado (e por vezes doente) por futebol, custa-me ver certas coisas que se vão passando por aí, nomeadamente no apoio à selecção de todos nós.

Nota: Tenho ideia que havia um qualquer acordo entre os dinamizadores deste blogue que consistia em não se falar de futebol nem política. No entanto esta cláusula é apenas aplicada ao tema clubes, e eu como não tenho acompanhado muito o futebol de escalão inferior que os meus colegas apreciam, não vou entrar por este caminho. Fica feita a nota.

Bom mas voltando à selecção. Todo este "apoio" excessivo à nossa Selecção tem somente um único culpado: Raul Meireles. Foi ele que meteu aquele golo na Bósnia que nos catapultou para este calvário de apoio. Se Portugal tivesse ficado quietinho e jogado o normal, neste momento estava tudo de férias e ninguém se chateava. É por tua culpa, Raul, que todos os dias gramo com o Liedson a falar "português" e a promover um concerto. É por tua causa, que tenho de olhar para a cara do Zé Castro, e questionar-me sobre que doença paira na equipa técnica da Selecção. É por tua causa, Raul, que tenho de ver o Pepe com cabelo. É por tua causa, Raul, que o Carlos Martins, o Ruben Amorim e o João Moutinho estão agora a tomar medicação pesada. Por tua causa, Raul...

Mas vamos a factos concretos: há coisa de 2 ou 3 meses, eu tenho a certeza que 90% dos portugueses não sabia o que era uma vuvuzela. Ou se sabiam, chamavam-lhe corneta. Ou se já sabem o que é, continuam-lhe a chamar corneta, mas por vezes chamando vuvuzela àquilo, com algum repúdio. Uma coisa é certa: o povo português aceita muito bem novas culturas e ideologias. Se soprar com dificuldade para uma corneta (desculpem, vuvuzela) de 1€ é a melhor maneira de apoiar a Selecção, então que seja. Eu cá continuo a preferir as caracoladas na marquise da minha avó, acompanhadas com pão com manteiga e minis, enquanto se chama nomes aos jogadores. Se tiver de ir ver algum jogo para outro local, com certeza que não levo a vuvuzela. Aliás, não levo nenhum produto que alguma vez tenha sido promovido por Manuel Luís Goucha. Com certeza levarei um bombo, um apito ou mesmo um kazoo (quem me conhece sabe que poderes este pequeno instrumento contem).

Outro caso problemático acerca deste apoio para o Mundial são os concertos organizados. São dois mega concertos que vão acontecer este ano, por causa da selecção. Um decorrerá no parque Eduardo VII, em Junho. Mega piquenique, seguido de concerto de Tony Carreira. Sobre este nada tenho a criticar. Haverá festa mais tuga que esta? Quando se pratica o culto do montanheirismo, e ainda por cima em larga escala, há que saudar a organização. Com iniciativas destas, sem dúvida que vamos crescer como povo, e os nossos jogadores vão rejubilar de alegria e coragem para a batalha sul africana. O outro concerto decorrerá no dia 30 de Maio no Jamor, e acho que vão os Black Eyed Peas. Isto porque parece que ainda existe malta que ainda não enjoou aquela música do feeling. Para estes, desejo-lhes um voto de coragem e de rápidas melhoras.

É melhor não escrever mais porque cada vez fico mais perturbado (e também para não vos secar muito, que este texto não é assim tão engraçado como o outro do soufflé). Vou antes pensar no PEC e no dinheiro que vai ser gasto em estradas, para ficar mais feliz.

Carrega Coentrão!

5 comentários:

  1. Tenho a dizer que está por aqui a passar alta parvoíce do maior calibre. Acho que a doentice (só porque rima com idiotice) com a selecção ainda é mais justificada do que a que alguma gente contrai por certos clubes. Mas mesmo assim, não sei se não era possível jogar àquele jogo que eu jogava no Infantário do Carmo, que era "vamos ver quem é que faz menos barulho" e assim quem apoiava mais a sua selecção era quem fazia menos barulho, os mais caladinhos ganhavam outra vez, à moda do antigamente. Porque depois a criança (eu) cresce e depara-se que os que antes eram os piores passam a ser os melhores. Era só uma ideia.

    ResponderEliminar
  2. Pensar no PEC deixa-te mais feliz?!!

    Já pensaste num potencial e épico Kazoo vs Vuvuzela? Eu acho que tinha futuro...e era capaz de te animar mais que o PEC. Apesar de as estradas serem interessantes (estudos topográficos rulam MUUUUITOO).

    ResponderEliminar
  3. Alguma considerações extra:

    - Quando falo de excesso de apoio à Selecção, estou-me a referir à utilização de figuras públicas que em nada contribuem para o apoio, como aquela actriz da novela que até é boa mas não sei o nome, o marido da Cláudia Vieira, Manuel Luís Goucha, entre outros. Quando se chega a este ponto, é porque algo não está bem;

    - Temo que o tempo de vida da vuvuzela no nosso país seja demasiado curto;

    - Black Eyed Peas (e não é preciso dizer mais nada)

    Bem haja a todos os nossos leitores (que são p'raí umas 6 pessoas, incluindo nós, autores)

    ResponderEliminar
  4. http://www.youtube.com/watch?v=YSC-bZYF_nIu

    Se não fosse a Xana nunca teria tido acesso a tal vídeo. Obrigado Xana por fazeres de mim uma pessoa mais infeliz.

    Confesso que não consegui chegar ao fim

    ResponderEliminar
  5. De notar que a vuvuzela terá vida curta, principalmente porque Portugal não tem assim tantos trompetistas e afins. Moral da história, não é qualquer carapau de corrida que acerta com aquilo.

    ResponderEliminar