O que é que este frango tem a ver com o blogue? Nada, mas ninguém prometeu que isto ia ser coerente

O que é que este frango tem a ver com o blogue? Nada, mas ninguém prometeu que isto ia ser coerente

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Ai foi Carnaval? Humm...


Não gosto muito do Carnaval, não é por levar a mal, mas não gosto. Não me lembro da última vez que me mascarei no Carnaval. Noutras ocasiões que não durante o Carnaval mascaro-me muitas vezes. Por exemplo, mascaro-me de estudante universitário, de músico, de palhaço, de Vasco Santana em "O Pátio das Cantigas" (nas Quintas-feiras à noite), de vela quando saio com casais, e de vampiro (com o meu sobretudo preto a dar pelo joelho). Farto-me de mascarar, no entanto não gosto do Carnaval. Este ano só me apercebi que foi Carnaval pela televisão, e porque o Sporting jogou entretanto...

Este parágrafo serviria para apresentar os meus argumentos válidos, que justificassem o meu repudio para com esta festa que dura 3 dias... Aliás, para alguns indivíduos, Carnavais como o de Torres Vedras duram mais que 3 dias. Estou a falar obviamente de figuras como Belle Dominique, Perdigão ou mesmo a filha de Nené.

Vamos então aos argumentos: por exemplo, o Carnaval é uma bela desculpa para dar a conhecer cidades e vilas em Portugal, que durante todo o ano não são faladas, como os casos de Ovar, Mealhada, Sines e Torres Vedras. Será que não chega a Ovar ter os seu típico pão de ló? Eu sei que Ovar consta do mapa nacional por alturas da feira do doce em Faro, quando me regalo com a especialidade da terra. Era preciso terem mulheres relativamente gordas e de seios pouco firmes, a dançar usando fatos de banho dos anos 80 carregados de lantejoulas, com temperaturas a rondar os 3º Celsius e aguaceiros fortes, no Carnaval? E a Mealhada, não tem leitões dos bons? Meus amigos, aprendam com Faro, que todos os anos organiza a concentração motard (no Verão, que é quando está bom tempo), e não precisa de se rebaixar no Carnaval para se dar a conhecer ao país.

Outra das questões que me perturba no Carnaval é a altura do ano em que é realizado. Eu sei que este depende da data da Páscoa, antecedendo a Quaresma. Podia ser noutra altura do ano, com temperaturas mais agradáveis, mas não, tem de ser sempre antes da Páscoa... Eu tenho uma explicação muito simples para isto. Costuma-se dizer que Deus é brasileiro, e onde é o melhor Carnaval do Mundo? Exactamente, no Rio de Janeiro... Também acho que o 2º melhor Carnaval do Mundo é o de Veneza, porque há uma grande comunidade de italianos onde? Exacto, no Brasil (aprendi isto na novela Terra Nostra). Portanto não há nada a fazer, os brasileiros são mais que nós, temos de continuar a gramar com Carnaval à chuva.

Bem, para notas finais, uma pequena lição de vida para o povo de Torres Vedras (que não conheço pessoalmente, mas pronto, é como falar com uma figura pública naquelas crónicas do social). Continuem a gozar com os travestis e transformistas, enquanto se vestem de mulher durante 3 dias em Fevereiro. Ao menos os travestis fazem-no por dinheiro (vá, e porque têm alguns problemas). E vocês fazem-no porquê? Por diversão? Ah pois... querem-se vestir de mulher, então não gozem com quem quer ganhar a vida OK?

Agora que penso, já me vesti de mulher para uns teatros que fiz com uns amigos... e foi bem divertido.

1 comentário:

  1. Hum… foi mesmo Carnaval?!

    Eu realmente reparei quando liguei a televisão para ver as noticias ainda na ténue esperança de ver qualquer coisa com o mínimo de interesse e me deparo com todos esses carnavais e mais alguns que nem percebi bem de onde era a lamentarem-se terrivelmente pelos gastos que tinham tido e que estava mau tempo dai provavelmente não poderem sair com os «fantásticos» desfiles e carrinhos enfeitados com as ditas senhoras fofinhas e cheias de calor por causa do mau tempo. Leva-nos realmente a pensar que com uma média dos ditos 3º e uma chuva que alagou muita coisa o que mais teria vontade era de sair quanto mais de olhar para umas quantas senhoras e raparigas a pensar que estavam no Brasil!?
    Para melhorar o meu humor depois de um fantástico, ou nem tanto, ensaio de bateria do meu vizinho (nunca o vi mas penso que ele anda a aprender a tocar há largos meses mas sem melhoras aparentes) começo a ouvir um desfile de Carnaval na minha rua, em Estombar… portanto para quem não sabe, Estombar também tem desfile de Carnaval… mesmo quando chove e tudo… são uns valentes!

    Realmente tenho que admitir não entendo o Carnaval…

    ResponderEliminar